quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prepare um pão de cebola macio e suave


Ingredientes:
- 1 cebola grande
- Fio de azeite
- 2 xícaras e 3/4 de farinha de trigo
- 2 pacotes de fermento biológico (20g) ou 2 colheres de sopa
- 2 colheres de açucar
- 2 ovos (1 para a massa do pão e outro para passar nos pães antes de irem pro forno)
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de leite morno
- Sementes de mostarda (pode substituir por gergelim ou papoula)

Modo de fazer
- Comece cortando a cebola grande em quatro partes, e depois fatie-as em lascas mais finas (não precisa ser muito finas).

- Leve-as ao forno em temperatura média com um fio generoso de azeite para que possam assar levemente, só para tirar a crocância.

- Enquanto isso misture a farinha com o fermento para pães e o açúcar e acrescente o leite morno (se o leite ficar muito quente pode matar o fermento e fazer com que o pão não cresça).

- Deixe essa mistura crescer por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, misture à massa  o ovo, a margarina, o sal e, por fim, as cebolas (que não devem estar muito quentes).

- Sove bem a massa e, se necessário, adicione um pouco mais de farinha até a massa estar elástica e desgrudando da mão. Mas coloque aos pouquinhos, para não passar do ponto e ficar duro demais. deixe essa massa crescendo por volta de 20 min em um local onde não haja corrente de vento – dentro do forno, por exemplo.

- Depois desse tempo dê o formato que você achar bacana para seu pão e deixe crescer por mais 20 minutos. Quando seus pães estiverem bem crescidos, pincele-os com a mistura de um ovo inteiro com duas colheres de sopa de água. Jogue as sementes de mostarda por cima dos pães e leve-os ao forno pré-aquecido em temperatura média até que fiquem douradinhos.

- Se quiser congelar, coloque seus pães já prontos em um saco plástico e leve ao congelador por até uma semana. Na hora de comer, basta levar os pães congelados mesmo ao forno na temperatura mínima até que fiquem macios novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário